Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Benjamin Abrahão

Benjamin Abrahão

Benjamin Abrahão nasceu em Franca, no dia 8 de janeiro de 1925. Aos 10 anos arrumou seu primeiro emprego, foi auxiliar de confeiteiro na padaria Ivone. Três anos mais tarde assumiu o posto de confeiteiro chefe, a partir daí, passou a frequentar as casas mais conceituadas em busca de aperfeiçoamento, seus mestres eram grandes confeiteiros de origem sueca e alemã.



Aos 19 anos foi convocado pelo serviço militar, só que a sorte o ajudou, servia para o capitão seus melhores doces. Ao sair do exército continuou trabalhando na padaria Ivone e, para aumentar seu rendimento trabalhava de engraxate nas horas vagas.
Benjamin mudou-se para Ponta Porã e montou uma petisqueira, onde vendia doces e salgados. Em frente ao seu estabelecimento, havia o bar e restaurante Royal, que era administrado por Maria Luisa, uma espanhola que era conhecida por sua grande habilidade na cozinha. A pequena rivalidade só os uniu, acabou se casando com sua maior concorrente.
Após um tempo o casal veio com as filhas Shirlei e Mara para Barra Funda em São Paulo. Era necessário recomeçar, Benjamin alugava um forno toda noite para fazer doces e salgados e vender na feira no dia seguinte. Sua banca foi batizada de "La Espanhola" em homenagem a sua esposa. A higiene era total e a qualidade já era conhecida pela clientela.
Após algumas barracas nas feiras, o casal abriu sua primeira padaria; "La Espanhola" (não pertence mais a familia) e com este grande sucesso, logo em seguida inauguraram em 1976, a "Barcelona" localizada na praça Vilaboim.
Seu falecimento em 2001, foi o momento mais difícil para a família, pois continuar sem o patriarca e o super vovô era um grande desafio, mas todos seguiram em frente para levar o seu legado adiante.
O pequeno Felipe Benjamin, com apenas 15 anos na época, sentiu a tristeza da partida de seu avô e resolveu assumir o posto de chefe da produção, profissão que aprendeu e praticava desde os 5 anos de idade, quando acompanhava Benjamin pelas padarias.
Desde então foram inauguradas mais 10 unidades em São Paulo. Em outubro de 2007, foi construida a Benjamin Abrahão "Jardins", uma padaria exclusiva com produtos selecionados e muito especiais.


texto retirado do site: http://www.benjaminabrahao.com.br/site/index.php?page=historia-da-familia

Download do livro: receitas aqui

2 comentários:

  1. Olá Eliete, sempre gostei do Benjamin Abrahão, passei por aqui e vi esta surpresa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Miguxa...
    im dar um oi e vejo cada historia linda....
    Comoventes...
    Masi menina meus Parabésn sua decoraçõa da festa ficou linda...
    Adorei tudo....
    A Angelina é uma fofa e sua afilhada tbm..
    Bjs...
    Quero ver a boneca de presente em!!!

    ResponderExcluir