Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

terça-feira, 1 de novembro de 2011

1º de Novembro....às amigas de Portugal.

Vários significados tem o dia 1º de Novembro;lá em Portugal,
tem o Pão por Deus.
Ofereço à todas as amigas portuguesas que me visitam um Pão por Deus recheado de Paz,Saúde,fé e oração!!!!!!


A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.





Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.Eis um exemplo de quadrinha deixada em um pão-por-Deus:
Exemplo de um pão-por-Deus.

"Lá vai meu coração
Por este mundo sem fim,
Pedindo um pão-por-Deus
Pra que não esqueças de mim"

Chegou o Pão - por - Deus,
Vamos todos festejar,
Com frutos saborosos,
E canções entoar.

Num saquinho bem bonito,
Os frutos vamos guardar,
Para casa vamos levar,
E em família saborear.




 



Já para o povo celta, a data marcava o final do verão e das colheitas, e o começo de um novo ano. Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro é celebrado, pois, o Samhain, rito pagão que marca o início de um novo ciclo. Reza a lenda que, neste período, demônios e espíritos dos mortos andam livremente pela Terra. O Halloween é a festa na qual os vivos preparam-se para a chegada de fantasmas, preparando-se para enfrentá-los. Provém daí o costume das pessoas se fantasiarem no Dia das Bruxas: assim, os vivos seriam confundidos com os mortos e passariam incólumes pelos espíritos famintos. Na meia-noite do dia 2 de novembro, os falecidos retornam ao seu lugar. A data é reservada para que orações sejam oferecidas por todos aqueles que partiram: trata-se do que a Igreja Católica adaptou e rebatizou como o Dia de Finados.


Na Igreja Católica, o dia de "Todos os Santos" é celebrado no dia 1 de novembro e o de "Finados" no dia 2 de novembro. Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.

2 comentários: