Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

terça-feira, 15 de novembro de 2011

TAMPAS DE BUEIROS NO JAPÃO

Flores, dragões, samurais… Quem diria, os ícones da cultura nipônica acabaram na sarjeta. Eu explico: é que as tampas dos bueiros são usadas como “telas” aqui no Japão. Elas são decoradas com desenhos artísticos para contar histórias de mitos, lendas; expressar hábitos da cultura japonesa; e colorir o cenário de concreto das cidades.
Os motivos variam de região para região. Cidades e alguns distritos têm seus desenhos próprios. As criações são incentivadas pelas autoridades locais.
No Japão, a arte deixou de estar apenas nos museus e passou para as ruas há muito tempo... Os primeiros bueiros decorados surgiram na década de 1950, como forma de democratização do espaço público. Mas foi na década de 80 que a tendência virou uma mania nacional.
Para os que gostariam de ver pessoalmente, mas nunca tiveram a oportunidade de vir ao Japão, apresento a minha coleção de fotos de bueiros, que venho tirando durante as minhas viagens pelo Japão.
TAMPAS DE BUEIROS NO JAPÃO


Kamakura


            Dá até pena de pisar nas tampas de bueiro, que, com certeza, são as mais bonitas do mundo.

Takayama
Shirakawago

Nara

Hiroshima



Miyoshi, província de Hiroshima


Não se trata apenas de uma pintura, mas de escultura feita nos relevos do ferro.

A pintura tem uma durabilidade de cerca de 20 anos. Ela é feita a partir da mistura de pigmentos e resinas, que são retiradas das árvores.

 
 
Monte Takao


Yokohama


Hakone


Hakone

Matsumoto
Kawagoe


Castelo de Osaka

Kobe


Essa é a tampa de um hidrante subterrâneo de Akasaka.


A tradição das artes em bueiros também está documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo Remo Camerot, lançado em 2010. Cada foto é mais linda do que a outra.

3 comentários:

  1. Ô cultura surpreendente!Além da disciplina e cuidado que tem com o comunitário,arte,assim,aproveitando um espaço tão ingrato,só eles.

    ResponderExcluir
  2. Eli, o povo Japonês sempre nos surpreendendo, amei esta matéria bjusssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia, nunca tinha visto, parabéns!bjkRosa

    ResponderExcluir