Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

terça-feira, 5 de julho de 2011

E com vocês...

O CHOCOLATE QUENTE!!!

ORIGEM:

     Segundo cientistas, o lar original do cacau ficava nas florestas da região do Amazonas no Brasil, ou na região do Orinoco, na Venezuela.
     Ambos são rios famosos na América do Sul. Colombo, que descobriu a América, teve a oportunidade, durante sua 4ª viagem à América, de conhecer os grãos de cacau, mas não lhes deu atenção.
     O crédito por descobrir o cacaueiro para o mundo europeu cabe a outro viajante espanhol, o conquistador do México – Hernando Cortez. Ele chegou ao México em 1519, supostamente com intenções pacíficas de desenvolver o comércio, e foi recebido com honras pelo Imperador Montezuma dos astecas (os índios locais). O Imperador era grande apreciador de uma bebida especial, que ele bebia em copos de ouro, sempre novos. A cada vez que esvaziava um copo, ele o jogava fora, para mostrar que valorizava mais a bebida que o ouro.
     O Imperador ofereceu esta bebida ao visitante espanhol, que mais tarde relatou que tinha um sabor forte, agridoce, que ele apreciou muito.
     Hernando Cortez mais tarde aprisionou o Imperador e, gradualmente, conquistou o México para o Rei da Espanha. Quando voltou à Espanha em 1528, Cortez levou grãos de cacau para o Rei, apresentando-o no maravilhoso chocolate líquido.
     A Espanha foi o primeiro país na Europa onde o chocolate quente tornou-se uma bebida favorita – primeiro nos círculos aristocratas, depois de forma geral.
     Durante cerca de 100 anos a Espanha teve o monopólio do comércio de grãos de cacau, graças às plantações de Cortez.
     Nesse meio tempo, porém, esta deliciosa bebida tinha começado a ficar conhecida em outros países da Europa Ocidental. Eles começaram a plantar cacaueiros em suas próprias colônias tropicais onde o clima era favorável.
     Em 1700 as "Casas de Chocolate" começaram a competir com as "Casas de Café" em Londres. Uma xícara de chocolate quente não era mais um luxo somente para os ricos.   A produção de chocolate foi então levada da Inglaterra para o "Novo Mundo" onde em 1765, foi fundada a primeira fábrica de chocolate em Massachusets, então colônia inglesa, que ainda hoje é chamada de Nova Inglaterra. Desde então, o chocolate quente se tornou uma bebida preferida também na América do Norte.
     Em 1828, um fabricante holandês de chocolate, Conrad van Houtten, descobriu um método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos, e transformá-la em manteiga de cacau. Então ele pressionou o líquido até que pedaços duros de cacau permaneciam inteiros. Isso ele moeu e transformou num pó, que se dissolvia facilmente na água quente, criando uma bebida boa, suave e saborosa, que podia ser tornada mais doce com a adição de açúcar. No entanto, comer chocolate em pedaços só se tornou popular 20 anos depois em 1847, quando uma firma inglesa, Fry and Sons (que mais tarde se associou à famosa Cadbury) começou a produzir chocolate doce em barras para comer (e não apenas chocolate em pó para beber), misturando o cacau moído com manteiga de cacau e açúcar.
      Em 1875, um fabricante suíço de chocolate criou uma barra de chocolate ao leite, usando leite fresco. Desde então numerosas fábricas de chocolate em diferentes países desenvolveram diversos tipos de chocolate – doce, meio-doce, amargo, com leite ou sem leite, com ou sem nozes, licor e sem licor, e inumeráveis tipos de chocolates para satisfazer a todos os paladares.
(TEXTO RETIRADO AQUI )



Chocolate quente inverno




Ingredientes:

* 4 copos de leite(a sua escolha)

* 1 caixa de creme de leite

* barra de chocolate meio amargo



Modo de preparo


1. Ferva o leite.

2. logo depois coloque aos poucos o creme de leite e derreta em outra panela o chocolate.

3. Misture muito bem.



Chocolate quente especial



Ingredientes:


* 1 litro de leite desnatado

* 1 lata de leite condensado

* 4 colheres de sopa de chocolate em pó

* 2 colheres de sopa de amido de milho

* canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:

1. Bater todos os ingredientes no liquidificador ( menos a canela).


2. Levar ao fogo em temperatura média até o líquido ferver engrossar.

3. Servir em xícaras, polvilhar com canela.

4. Para um sabor especial pode se colocar chantily sobre a xícara de chocolate.



Chocolate Quente a moda da casa


Ingredientes



1 xícara (chá) de leite

½ colher (café) de canela em pó

1 colher (café) de açúcar

1 colher (sopa) de chocolate em pó

1 colher (chá) rasa de amido de milho



Modo de preparo:


­Misturar todos os ingredientes, levar ao fogo e mexer até ferver.

Sugestão: Servir quente com um pouco de Chantilly por cima.


Chocolate quente cremoso


Ingredientes
2 litros de leite

1 lata de leite condensado

200g de chocolate meio amargo em pedaços

3 colheres (sopa) de maisena

1 colher (chá) de essência de rum

1/2 xícara (chá) de licor de creme de cacau

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Açúcar a gosto.
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, leve ao fogo o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, o chocolate em pó e o chocolate meio amargo. Deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente o licor de creme de cacau, a essência de rum e açúcar a gosto. Deixe amornar e sirva.


VAI  EXPERIMENTAR?????

CORRE PRÁ COZINHA...

 


3 comentários:

  1. Oi Eliete!!!
    Eu AMO chocolate. Meu preferido é com avelã ou amêndoas. Um chocolate bem quentinho e depois ir para debaixo das cobertas, não tem coisa melhor com este frio.
    Adorei o texto,como uma boa nerd que sou, também gosto de pesquisar bem um assunto que gosto.
    Parabéns pelo texto e receitas.

    Ah! Obrigada pela sugestão de por onde começo meu Projeto EZ.
    Beijos,
    Camila.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliete com certeza vou esperimentar, mas em outubro,porque aqui agora è verao,e tomamos chà friu,e outras bebidas galadas e muita,muita fruta fria,fique com Deus kaire.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eliete!!
    Vou contar um segredo: sou viciada em capuccino.
    E com este frio...tomo direto.
    Aprendi a fazer o pó em casa.
    Um lindo final de semana!!
    Bjs!!
    Márcia

    ResponderExcluir