Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Lenda dos mil Tsurus





Lenda dos mil tsurus (aquele clássico passarinho) de origami. Ninguém sabe ao certo a época em que a lenda surgiu no Japão, mas segundo à historia, aquele que fizer mil tsurus de origami terá o seu pedido atendido pelos deuses, seja ele qual for.

A lenda ficou famosa em 1955 com a triste historia de uma menina japonesa chamada Sadako Sasaki, que tinha apenas dois anos quando os americanos lançaram uma bomba atômica na cidade de Hiroshima, onde morava. Apesar de morar longe do centro de ataque, Sadako e sua família foram atingidos pela chuva radioativa que atingiu a região em um dos dias mais tristes da historia do Japão.

Aos 12 anos, a menina descobriu que sofria de leucemia, doença que era bastante freqüente em sua geração naquela região do país e ficou conhecida como “a doença da bomba atômica”. Com expectativa de vida de apenas um ano, Sadako foi presenteada por sua amiga Chizuko Hamamoto com um origami de tsuru, e lhe contou tudo sobre a lenda. Sadako decidiu fazer os mil tsurus e, durante o processo, percebeu que pedir pela cura é uma causa menor, importante mesmo era pedir para que nenhuma outra criança no mundo fosse vítima da guerra como ela. Sobre os tsurus ela disse: “Eu escreverei Paz em suas asas e você voará pelo mundo inteiro”.

Em 25 de outubro de 1955, Sadako montou seu último tsuru, o número 644 e faleceu ao lado de sua família. Como homenagem, seus colegas de classes dobraram os pássaros restantes, que foram enterrados juntos com ela. Em homenagem à menina, foi erguido em Hiroshima o Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, no Parque da Paz. No topo do monte está Sadako com um de seus tsurus.

2 comentários:

  1. Ja estou de volta com o pic todo,rsrsrs obrigado pelo carinho de sempre...que Deus possa renovar mesmo nossas forças e que possamos prosseguir sempre em fé...e que nada derrube nossos sonhos pelo caminho...pois aquele que é fiel pra cumprir,é certo em nossas vidas....bjinhos e boa semana...
    A esperança nos renova a cada dia de um novo amanhecer!!..fik na paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. If you're attempting to lose pounds then you absolutely have to start following this totally brand new personalized keto diet.

    To create this keto diet, certified nutritionists, fitness trainers, and professional cooks have united to provide keto meal plans that are effective, suitable, money-efficient, and fun.

    Since their grand opening in 2019, thousands of individuals have already transformed their body and health with the benefits a good keto diet can provide.

    Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover eight scientifically-confirmed ones given by the keto diet.

    ResponderExcluir