Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil

   Abrem-se portões... Para quem é educador e está iniciando um novo ano,a maior necessidade será ,neste momento ,acolher e conhecer seus alunos ,formando vínculos que facilitem o processo ensino aprendizagem durante o ano letivo.

Quanta gente!!!!

Quantas pernas!!!

Que escola é essa???

Que mundo novo é esse???

   Pesquisar sobre o assunto é essencial ,assim como a troca de experiências.
  Achei um texto que partilho por achar muito proveitoso.Selecionei apenas frases,mas se o interesse vier...convido você a ler na íntegra.


"Até pouco tempo atrás nas creches é pré-escolas e até mesmo nas escolas de ensino fundamental parecia não haver outro jeito: ou as crianças se adaptavam ou se adaptavam. No entanto, isso vêm mudando. As boas instituições de educação têm se preocupado em acolher bem a criança que chega."  Cisele Ortiz

...(leia mais)

“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”


Pensar sobre:


1. Como cada segmento da escola (merendeira, professor, porteiro, agente de limpeza, secretária, inspetor de alunos e etc) participará?

2. O que será planejado como atividade? Como os espaços serão organizados para receber as crianças e as famílias?

3. Como as crianças com necessidades educacionais especiais e as famílias participarão?

4. Qual o período de duração?

5. Como será a reunião de pais no primeiro dia de escola? Como sensibilizá-los para que possam participar do acolhimento? Quantos dias quem cuida da criança participará? A entrega do folder aos pais será em qual momento?

6. Quantas crianças serão atendidas por vez? Qual o tempo de permanência nos primeiros dias e nos dias subsequentes? Como será na volta do feriado prolongado (carnaval)?

7. Como acolher as crianças que são matriculadas em diferentes épocas do ano?

8. Quais instrumentos de registros (fotos, filmagem, registro escrito e etc) serão utilizados para avaliar o projeto?

• Elaboração do projeto final.


(Leia mais no blog Para além do cuidar )

3 comentários:

  1. Eu tô é com um frio lascado na barriga.Sempre fico assim a té me acostumar.

    ResponderExcluir
  2. Eliete, adorei o post.
    Obrigada, vou ler o link indicado.
    bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa postagem!!
    Passe no meu blog para ver a surpresa que deixei pra vc.
    Bjs
    http://patchflor.blogspot.com

    ResponderExcluir